fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Com capacidade instalada de 68,8 MW, o complexo solar Serrita, localizado no sertão de Pernambuco utiliza o NX Horizon-XTR, tecnologia de rastreamento solar da Nextracker. Com o uso da tecnologia, o projeto conseguiu reduzir em 50% o nivelamento de terra e diminuiu em 50% a perturbação do solo. A economia em CAPEX ultrapassou US$ 1 milhão, aumentando a viabilidade do empreendimento e acelerando sua execução.
Por estar localizado no semiárido nordestino, o local de construção da usina solar apresentava desafios ambientais e de engenharia como solo rochoso e topografia irregular. Além disso, um dos requisitos para a construção da usina da EPC Elecnor era a preservação do solo superficial e da biodiversidade.
O clima quente e seco do sertão nordestino, aliado a geologia da região e à vegetação da caatinga contribui para a formação de solos rochosos. Devido a essas condições foi fundamental o uso de tecnologias como a da Nextracker para a execução do projeto.
Além do terreno inclinado e rochoso, o local continha camadas de rocha dura que poderiam demandar movimentação de terra de Categoria 3 (solo de rocha e difícil manejo), incluindo o uso de explosivos. O preparo extensivo do solo teria um impacto ambiental significativo e poderia causar atrasos na construção.
A tecnologia da Nextracker se adaptou ao solo, reduziu a necessidade de reflorestamento, preservando a vegetação essencial para o ecossistema local. Além disso, ao menos 50% dos componentes como tubos de torque, estacas e Controladores Autônomos (SPCs) foram adquiridos localmente, garantindo conformidade com as exigências de financiamento nacional como o FINAME.