fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A CRVR registrou um novo projeto no Verified Carbon Standard (VCS), um dos principais selos internacionais de certificação para redução de emissões. A iniciativa contempla a unidade de valorização sustentável (UVS) de Giruá, no Rio Grande do Sul, que passa a ter potencial para gerar 65 mil créditos de carbono por ano.
Com essa certificação, a CRVR amplia sua capacidade para 400 mil créditos de carbono por ano em seus projetos já validados. Além dos quatro projetos certificados, a empresa começou o registro do projeto de Biometano, na unidade de Minas do Leão, no mês passado. Após a conclusão do processo de registro, devem ser gerados mais 250 mil créditos de carbono desta nova tecnologia, com previsão de iniciar a operação em julho deste ano.
Biometano Sul
Por outro lado, a Biometano Sul recebeu a licença de operação da Fepam. Com um investimento de cerca de R$ 140 milhões e capacidade para gerar 66 mil Nm³/dia de gás natural renovável, o projeto é resultado da sociedade entre o Grupo Solví, controladora da CRVR, e da Arpoador Energia.
O biogás que será purificado para produção de biometano, e posteriormente comercializado, é proveniente da degradação de resíduos orgânicos do aterro da CRVR em Minas do Leão. Além desta planta, uma segunda unidade está em construção na CRVR São Leopoldo, com capacidade para produzir 34 mil Nm³/dia, ampliando a operação do complexo de valorização.