fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Norte Energia, concessionária responsável pela Usina Hidrelétrica Belo Monte, localizada em Altamira (PA), iniciou estudos para avaliar a construção de uma nova barragem no rio Xingu. O objetivo do projeto é criar um reservatório acumulador de água para garantir o funcionamento da usina durante o período de estiagem, quando o volume do rio diminui significativamente.
A proposta foi revelada na última quarta-feira, 23 de abril, pelo presidente da empresa, Paulo Roberto Pinto, em entrevista a jornalistas durante visitação a usina. Segundo ele, a estrutura não teria turbinas ou geradores e funcionaria como uma “caixa d’água”, armazenando água no período chuvoso para ser liberada na seca, assegurando a operação contínua da usina.
O executivo garantiu que a nova barragem não afetaria terras indígenas demarcadas nem áreas de comunidades tradicionais. Ele também afirmou que o projeto não busca ampliar a capacidade de geração de energia da UHE, hoje em 11,2 GW e que conta com 18 turbinas, mas sim melhorar sua eficiência operacional. O período de maior operação da usina, que fornece energia para os estados do Sudeste e Centro-Oeste, vai de dezembro a maio, durante o período chuvoso, devido à alta vazão do Rio Xingu. Durante esse tempo, Belo Monte gera alta quantidade de energia, permitindo a recuperação e armazenamento dos reservatórios das regiões SE e CO, evitando assim a utilização de outras fontes de energia poluentes.
A discussão sobre o novo reservatório ocorre em meio a conversas com o Ibama, que avalia mudanças no chamado hidrograma da usina. Embora na concessão esteja estabelecida a alternância anual do hidrograma entre A e B, que consiste no controle do volume de água liberado em um trecho de vazão reduzida, a UHE Belo Monte tem operado somente com o nível B enquanto aguarda, sem prazo definido, o parecer do Ibama sobre a renovação da Licença de Operação. No A, a vazão média mensal no trecho de vazão reduzida é até 4.000 m³/s em abril, enquanto no B a vazão é até 8.000 m³/s no mesmo mês.
Segundo a Norte Energia, qualquer alteração no hidrograma pode comprometer a viabilidade do projeto. “Acreditamos que será possível chegar a um consenso, considerando a importância da segurança energética que Belo Monte representa para o Brasil”, disse Paulo Roberto.
Maior Hidrelétrica 100% brasileira, Belo Monte foi a usina que mais gerou energia para o país no primeiro trimestre de 2025, respondendo por 9% de toda a demanda nacional.
*A repórter viajou a convite da Norte Energia