Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O mercado fio da Copel-D (PR), com 9.586 GWh, teve aumento de 3,3%, no consumo de energia elétrica no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a distribuidora, a variação é explicada principalmente pelo aumento da atividade econômica e do padrão de consumo mais elevado da base de clientes. O mercado fio faturado, que considera a energia compensada de Geração Distribuída, aumentou 0,9% no trimestre, com consumo de 8.691 GWh.

A distribuidora paranaense teve um aumento de 1,8% no número de clientes, com 5,21 milhões de unidades consumidoras. No segmento residencial, a energia consumida subiu 5,4% no trimestre, com 2.827 GWh. O segmento industrial, com subida de 3,1%, teve um consumo de 3.119 GWh nos primeiros três meses do ano. A classe comercial, com subida de 1,8%, registrou consumo de 1.984 GWh, enquanto a classe rural teve alta de 3% no consumo, com 762 GWh.

No mercado total, a classe industrial representou 34% da energia consumida pela Copel no trimestre, sendo seguida pelo segmento residencial, que responde por 30%. O consumo comercial foi 21%, enquanto o rural foi responsável por 8%. O segmento outros consumiu 7% da energia da distribuidora.