O plano de atualização tecnológica de Itaipu, que começou a ser executado em 2022, terá uma séria de atividades programadas para 2023. Entre elas, a elaboração dos projetos executivos dos geradores a diesel, do sistema Scada e da rede de tecnologia de automação (RTA).

Além disso, estão previstos avanços nas obras dos novos almoxarifados e dos centros de integração de sistemas e capacitação, que serão realizadas por empresas paraguaias. Também está prevista para 2023 a conclusão das especificações técnicas, o início do processo de licitação da atualização tecnológica da subestação da margem direita e a contratação dos serviços de apoio de engenharia.

Vale lembrar que o plano de atualização tecnológica de Itaipu deu seus primeiros passos em 2022, com a assinatura do contrato com o Consórcio Modernização de Itaipu (CMI), que é formado por duas empresas brasileiras do Grupo GE (GE Energias Renováveis e Grid Solutions Transmissão de Energia) e duas paraguaias (Tecnoedil e CIE). Nesse contrato, que corresponde à atualização tecnológica da usina, serão investidos US$ 649 milhões distribuídos ao longo dos 14 anos do projeto.